Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jan 27, 2010

>> Internet, Anorexia e Bulimia (III) e Livros

Já antes escrevi sobre o papel (positivo ou negativo) que a Internet pode ter em relação à Anorexia (por exemplo aqui , aqui e aqui). E como era antes da Internet?

Antes da difusão da Internet, antes de procurarmos na rede 'tudo e mais alguma coisa', muitos doentes com anorexia e bulimia, procuravam (ainda procuram) e devoravam livros sobre o assunto. Porquê?

Por várias razões:

não se sentiram sozinhos + lerem estórias de pessoas semelhantes + quererem convencer-se que o que estão a fazer não é problemático + serem incentivados a prosseguir na doença ou terem razões justificativas do seu comportamento + encontrar truques e dicas em relação a comportamentos + encontrar forma de manter em segredo os seus comportamentos

Tem sido escrito que um dos sinais e sintomas para além de outros (aqui neste blogue; também aqui num site em inglês ) é ler imenso sobre o assunto. Frequentemente os doentes conhecem a sua doença [é diferente de assumirem que estão doentes] e alguns também conhecem os riscos físicos ( physical risks) . Contudo, porque são doenças psicológicas os RISCOS SÓ POR SI NAO SÃO SUFICIENTES PARA DIZER "ACABOU! BASTA! VOU PARAR AGORA MESMO!) .
Actualmente na era dos computadores e das autoestradas da informação este "sintoma de leitura" assumiu uma nova forma em particular nas gerações mais jovem, que agora procura na Net o que antes era procurado nos livros.
Fonte do texto acima aqui.
Livro representado na fotografia (disponível em francês): ANOREXIE L'ENNEMI SANS VISAGE de GAETANE BOLLE Editions Fayard06/2000 ["Anorexia Inimiga sem rosto - por amor a Vanessa" de Gaetane Bolle]
Fotografia (C) Benoit Paille em Deviantart

No comments: