Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jan 4, 2010

>> Prioridades nas urgências ( qual a COR da Anorexia Nervosa?)

Li este testemunho no passado dia de Natal de um irmão de uma doente com anorexia nervosa e interroguei-me sobre quais serão as prioridades dadas a estes casos na admissão nas urgências hospitalares (seguindo o critério de prioridades baseado nas cores, figura acima). O mapa de apoio a estes doentes está de facto muito incompleto.
O testemunho parcial (testemunho integral pode ser lido aqui, no site da AFAAB)
"Sou irmão de uma rapariga de 19 anos que já há cerca de 3 anos sofre de anorexia. Já andou em psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, médica de familia e não se veêm resultados. Ela está extraordinariamente magra, deve pesar neste momento menos de 30 quilos e vinha-vos pedir ajuda para ajudarem os meus pais, que não sabem o que podem fazer. Em Novembro foi internada no Hospital de Leiria, onde nós moramos e esteve lá 1 mês e meio. Deram-lhe alta argumentando que não colaborava, que os valores dos vários exames estavam bons e que não poderia estar lá mais tempo internada. Durante o tempo em que esteve internada nunca teve uma consulta de psicoterapia, apenas medicação e uma dieta especifica para ela. Desde o dia em que teve alta já foi lá mais 2 vezes, incluindo hoje, 25 de Dezembro, porque se recusa a comer, diz que não tem apetite e que quer morrer. Os médicos do serviço de psiquiatria dizem que não podem fazer mais porque ela não colabora e apenas dizem aos meus pais para a obrigar a comer. Os meus pais também já falaram aos médicos da hipótese da minha irmã ser transferida para os HUC onde têm uma consulta própria para os distúrbios alimentares mas eles levantam muitas reticências e dificuldades, dizendo que é muito complicado ela conseguir uma cama, só em casos muito urgentes. Mas ela é um caso URGENTE!! (...)"
Na admissão de urgências hospitalares existe na maior parte dos hospitais a triagem de prioridades conhecida como a triagem de Manchester que usa as cores na figura acima e cuja explicação está disponível , entre muitos outros locais, na págin a do Hospital de Leiria .
QUAL A COR DA ANOREXIA ? (perguntamos novamente) Sabemos que qualauer resposta poderá ter início com a palavra "depende..." e a seguir ...?

No comments: