Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jan 11, 2010

>> Imagem do corpo: 67.873 rapazes e raparigas de 41 países responderam...( I )

(clique na imagem à esquerda para ver os detalhes dos mapas)
A diferença entre a imagem que as raparigas e os rapazes da mesma idade (15 anos) possuem em relação ao corpo é evidente em todos os 41 países estudados. Estando a anorexia nervosa associada a uma imagem negativa do próprio corpo este resultado ajuda a perceber (apenas parcialmente) as diferenças de incidência da doença entre os dois sexos. O inquérito foi efectuado em 41 países. Responderam um total de 100.233 rapazes e 104.301 raparigas. Os mapas abaixo foram baseados apenas nos adolescentes com 15 anos ( um total de 67.873 respostas) Em resposta à pergunta como se apercebiam do próprio corpo ( body image) em repostas que iam do "demasiado magro" até ao "demasiado gordo". Os mapas ao lado (clique na imagem para ampliar), um para raparigas de 15 anos e outro para rapazes de 15 anos representa a percentagem no total das respostas daqueles que responderam "demasiado gordo" ou "um pouco gordo". O estudo aborda muitos outros aspectos da vida das crianças e jovens nesses 41 países. Voltaremos várias vezes a este estudo.
FONTE: Organização Mundial da Saúde - WHO World Health Organization. O inquérito em que se baseia o relatório foi levado a cabo por equipas de cada um dos países. Em Portugal foi uma equipa de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL).
INEQUALITIES IN YOUNG PEOPLE’S HEALTH HEALTH BEHAVIOUR IN SCHOOL-AGED CHILDREN
INTERNATIONAL REPORT FROM THE 2005/2006 SURVEY (aqui na página da WHO-OMS)
de HBSC INTERNATIONAL COORDINATING CENTRE, Child and Adolescent Health Research Unit (CAHRU); The Moray House School of Education; University of Edinburgh, http://www.education.ed.ac.uk/cahru

No comments: