Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

EU VENCI a ANA (Testemunhos)

Página em construção; última actualização em  4 de Outubro 2011
Os testemunhos podem ser lidos no esqueciaana, abaixo) dos 10 posts iniciais (resumidos e seleccionados automaticamente )

última actualização desta página 4 de Outubro 2011.

2 comments:

Anonymous said...

Eu venci a anorexia . Tinha 11 anos quando me deparei com essa doença. Foi horrível, tive por um fio de não ser internada. Pessoal, eu quero deixar uma mensagem para as pessoas que pensam em começar a deixar de comer e também ás pessoas que estão a passar por ela : Pensem nas consequências que isso mais tarde vai trazer e não se esqueçam que tudo isso é um fantasma da nossa cabeça.

Eu fiquei com umas consequências !

Anonymous said...

Eu iniciei a anorexia com 10 anos. Após meses de minha de minha família persistindo para eu me alimentar, o fiz, mas logo retornei a doença depois de um tempo. Parei totalmente de comer, iniciei uma dieta que não me permitia mais de 500 calorias por dia. A depressão e automutilção me atingiram, e com as chantagens de minha mãe para eu comer nem que fosse uma barra de cereal aumentavam. Com isso, a bulimia nervosa veio à tona. Com 47 quilos e 1,73 de altura, fui internada com desidratação por vomitar muito e ter golfado 7 vezes no dia. Tomava laxantes, às vezes três de uma vez. Fiquei no soro, vendo minha mãe chorar ao meu lado e minha vó e bisavó preocupadas no hospital por eu ter desmaiado três vezes. Depois disto, fui designada pelo hospital para uma clínica de reabilitação e estava decidida a melhorar. Mas isto durou pouco. A depressão, o TOC e a bipolaridade vieram como uma avalanche, seguidas de NFs (No Food) e bulimia constante. Tomava um laxante por dia e não comia absolutamente nada. De 52 quilos, decaí para 45. Cheguei a estimular a morte com pílulas de tarja preta, mas minha mãe e madrinha me fizeram induzir o vômito e expeli-las. Tive alucinações ao dormir pelos efeitos colaterais e fui vigiada por tempos para não tentar me suicidar novamente. Superei os distúrbios alimentares e, após muita batalha e uma melhor amiga que eu considero meu anjo, a depressão e automutilação. Mas eu desejei retornar àquilo, pois meu peso me frustrava e minha amizade estava desestruturada. Meu corpo não aguentou uma semana e logo fraquejou. Meu estômago já não aguenta condimentos e minha faringe não suporta que eu coma além da conta ou muito, se não um refluxo me incomoda.
Meu tecido estomacal não aguentou o vômito que eu induzia durante muito tempo. Confessei a minha melhor amiga o que estava acontecendo e nós superamos mais uma vez isto juntas. Por pouco não caí na tentação da automutilação. Há acontecimentos que me sseguirão pelo resto da minha vida e que me atormentavam. Mas eu não deixaria que isto me abalasse. Hoje eu levo uma vida saudável, com 50 quilos, força, vontade e uma história que eu tento utilizar para ajudar as pessoas.
Recuperei minha vida. Meu corpo. Meu amor próprio. Meus amigos e família.
Recuperei a mim mesma.
E todos podem! Pois eu falava "não consigo" e nem tentava. E quando tentava, desistia ou parava se não dava certo. Não, mantenha na mente que você irá conseguir e vencer isso!