Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jan 27, 2010

>> Anorexia Nervosa (avanços da ciência - Lancet I )

Quando criei este blogue queria que ele reflectisse INTERROGAÇÕES SOBRE A ANOREXIA NERVOSA (tenho sérias dúvidas se estou a conseguir esse objectivo).
Que interrogações? Interrogações várias: dos doentes, dos que se libertaram ou esqueceram a ana... e também interrogações da ciência. Porque a resposta a estas últimas contribuem para tratamentos eficazes. Por isso escolhemos publicar algumas interrogações e avanços do conhecimento no domínio da anorexia nervosa. Infelizmente são ainda muitas as perguntas sem resposta como ilustram o resumo do seminário médico (Lancet) de 2003 . As conclusões do semináriomédico (Lancet) de Novembro de 2009 serão apresentadas no próximo post (texto integral no arquivo digital deste blogue):


Foram realizados em 2003 e mais recentemente em 2009 dois seminários sobre Eating Disorders (ED) promovidos pela Lancet [ em Portugal as ED são designadas por Doenças do Comportamento Alimentar, por vezes como Distúrbios Alimentares ; no Brasil creio ser mais frequente o uso d o termo Transtornos Alimentares (TA) ] . The Lacet http://www.thelancet.com/lancet-about, é uma revista/s de medicina de referência. Os objectivos do seminário de 2003 estão referidos no resumo abaixo do artigo de dois Professores do Oxford University Department of Psychiatry, Warneford Hospital, Oxford, UK:

As doenças do comportamento alimentar (Eating Disorders ED) são doenças que atingem, numa perpectiva física, social e psicologica , em especial raparigas adolescentes e jovens mulheres adultas. São muito menos frequentes nos homens. Estas doenças estão actualmente [em 2003] divididas em três categorias de diagnóstico: anorexia nervosa, bulimia nervosa e doenças do comportamento alimentar atípicas. No entanto, essas doenças apresentam muitos aspectos em comum e os doentes passam frequentemente de umas para outras, por isso, ao definirmos o objectivo deste Seminário [Lancet Seminar on Eating Disorders 2003] adoptamos uma perspectiva de multi-diagnóstico.

As causas das doenças do comportamento alimentar são complexas e mal compreendidas. Existe uma predisposição genética assim como certos factores específicos de risco ambiental [referentes ao ambiente em que se move o doente como por exemplo família etc.] A investigação em relação ao tratamento tem-se centrado na bulimia nervosa e existe evidência empírica que o tratamento desta doença é possível. Uma forma específica de terapia cognitiva comportamental é o tratamento com melhores resultados, embora aparentemente poucos doentes recebam, na prática, este tratamento. É evidente que o tratamento da anorexia nervosa e das doenças do comportamento alimentar atípicas têm recebido muito pouca atenção da investigação

O artigo integral pode ser lido em: Fairburn, Christopher G e Harrison , Paul J . (2003)Eating disorders, The Lancet, Volume 361, Issue 9355, Pages 407 – 416.
O QUE MUDOU PASSADOS 6 ANOS? No próximo post as conclusões do semináro de 2009 e o texto integral de síntese (aqui).

No comments: