Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Oct 25, 2009

>> os 'outros' ( reais e virtuais)

Os outros. Quem são os outros? os amigos, os colegas, os irmãos, os pais, os companheiros, os professores, os médicos etc. Alguns outros podem ser muito importantes quer no desencadear da doença quer na recuperação. Uma frase aparentemente inocente sobre 'estás mais gorda' pode ser o gatilho. Outra dizendo que 'estás óptima assim mais magra' pode alimentar a doença. Outra dizendo ' estás bastante mais magra, estás com algum problema de saúde?' pode ajudar. Ou não. Para quem quer ajudar alguém que sofre de anorexia nervosa é difícil encontrar as palavras e acções certas. O momento e o local exactos. Porque quem está doente se debate com contradições múltiplas.

A magreza pode ser uma forma de ser melhor aceite socialmente (não serão todos os casos, cada caso é um caso como já escrevi ou " cada caso é um mundo" como li num blogue recentemente)... mas ao mesmo tempo a anorexia afasta o doente do convívio com os outros (e muito desse convívio se faz à volta da comida e bebida).
De um modo geral quem sofre de anorexia e bulimia procura isolar-se. E aqui entra o aspecto que pode ser muito perigoso do convívio virtual com outros com igual sofrimento. Ficar rodeado por outras pessoas (virtuais) com o mesmo problema (e o problema não está no prato) pode ajudar a reforçá-lo. Há pouco li um texto de alguém muito jovem que se propunha manter um comportamento de anorexia, estabelecendo uma meta de peso e pedia para lhe enviarem sms de incentivo.


Ao mesmo tempo que procura isolar-se muitos dos doentes sentem que estão a fazer sofrer aqueles (reais) de que mais gostam e que lhes são mais próximos. E por vezes decidem tratar-se porque percebem o sofrimento que geram sobre os outros que lhe são queridos. E esses outros, mesmo sofrendo, procuram por vezes aparentemente menosprezar a doença, resumir tudo a uma vontade de emagrecer ou uma tontisse juvenil, esperando que passe como uma constipação.
Foto flickr cc aqui

No comments: