Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Oct 20, 2009

>> Anorexia nos Homens

Texto original em Something Fishy recolhido aqui.
Estima-se que 8 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem de um distúrbio alimentar sendo 10% homens. Esta percentagem deve estar subavaliada, por causa da idéia errada de que esta doença atinge apenas as mulheres. É uma dificuldade adicional que enfrentam os doentes que pretendem tratar-se. Segundo Arnold Andersen na investigação publicada no livro [Os homens com transtornos alimentares], enquanto as mulheres que desenvolvem distúrbios alimentares se sentem gordas antes do início da doença, os homens geralmente têm peso médio. Além disso, os homens que são comedores compulsivos podem permanecer sem diagnóstico devido à maior permissividade da sociedade em relação à gordura nos homens. Associar a anorexia masculina à homosexualidade é também um erro frequente. Assim existe um conjunto de factores que agravam ainda mais os problemas dos rapazes e homens com anorexia ou bulimia. Isso gera sentimentos adicionais de vergonha quer em heterosexuais quer em homosexuais. São também raros ou inexistentes os centros de tratamento específicos para doentes do sexo masculino.
Os homens que participam em desportos orientados para baixo peso (jóqueis, corredores, etc.) têm um risco acrescido de desenvolver um transtorno alimentar como a anorexia ou a bulimia. A pressão para ter sucesso, ser o melhor, ganhar a todo o custo, combinadas com outras pressões (problemas familiares, abuso, etc) potencia o aparecimento dos distúrbios.
Por vezes, os homens que sofrem de um distúrbio alimentar também sofrerem de alcoolismo e / ou abuso de drogas. Isto pode ser devido à natureza viciante da doença psicológica combinada com alguma indulgência da sociedade em relação aos homens alcoolicos. Além disso, os homens que sofrem com anorexia e bulimia parecem ter mais ansiedade sexual. Também pode haver uma ligação entre o TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nos homens e a Anorexia e Bulimia (relação ainda muito pouco estudada).
Para todos aqueles que sofrem, sejam homens ou mulheres, há várias doenças do foro psicológico que podem existir em simultâneo (depressão, ansiedade, stress, comportamento auto-lesão, abuso de substâncias, transtorno obsessivo-compulsivo, personalidade bipolar, etc.) A coisa mais importante, em termos globais, é que, independentemente de diferenças nos sintomas e sinais entre homens e mulheres, a maioria dos factores psicológicos subjacentes que levam a um transtorno alimentar são os mesmos para ambos.Baixa auto-estima, necessidade de ser aceite, depressão, ansiedade, incapacidade de lidar com as emoções, questões pessoais, etc.. Todos os perigos físicos e complicações associadas com ser o portador de um distúrbio alimentar são os mesmos. Acima de tudo, todas as pessoas com transtornos alimentares merecem receber atenção e encontrar a felicidade e o amor-próprio.

Imagem: exposição de Alberto Giacometti

No comments: