Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Aug 25, 2010

...À Procura do Sonho (e expulsões)

O concurso/programa chama-se à Procura do Sonho e é inspirado no America's Next Top Model. A imagem acima foi retirada da página do programa da SIC.
A escolha do termo (expulsões) é infelizmente frequente neste tipo de concursos. Participam também menores de idade. No final serão seleccionados dois modelos. Ouvi alguns comentários do júri sobre estreitar ancas, ganhar músculo e similares. Não percebi ainda porque os rostos devem ser 'originais' e os corpos 'normalizados'. Porque são essencialmente esses os critérios de selecção (expulsão?). Ah,  dizem que são ainda necessários a 'atitude', a 'capacidade de assumir um personagem', a 'fotogenia', etc.
Perguntaram a uma concorrente se a magreza dela 'era natural' ao que  respondeu de imediato que 'não tinha nenhum distúrbio alimentar nem nada disso'. [pois é...porque ela espreita]
A relação entre moda e anorexia e bulimia já foi discutida várias vezes no blogue esqueci a ana. Com base na minha experiência pessoal posso afirmar que se pode chegar à anorexia ignorando completamente o que são os padrões de beleza impostos pela moda num dado tempo e espaço. Culpar a moda e os padrões por ela ditados pela doença é não ir às raizes últimas do problema, mas a preocupação com a imagem pode induzir alguns comportamentos doentios. Algumas doentes com anorexia procuram a sua 'inspiração' em modelos da moda mesmo quando a imagem que deles existe são fotografias tratadas digitalmente.
Afinal a beleza cabe em tantos formatos e tamnhos...

3 comments:

Joana said...

O que me impede de pedir ajuda especializada é o receio que tenho de que os meus pais descubram. Não há necessidade de os preocupar. Eles não iam perceber, e só iriam piorar tudo.
Sei que um dia me livrarei de obsessões, como não sei.
***

ex ana said...

Joana,
O transtorno alimentar obrigava-me a mentir todos os dias, e várias vezes por dia. Mostar-lhes esse defeito da 'menina perfeita e exemplar'era para mim impensável. Eles nunca souberam. As consultas que marquei (os tempos eram outros e até os médicos 'desconheciam' a doença, pois foi mesmo há muito tempo).
Nos meios urbanos maiores será mais fácil a marcação de consultas mas em localidades menores também existe a possibilidade de marcar uma consulta especializada. Os médicos têm possuem dever de sigilo profissional. Para quem conhece as estruturas da saúde portuguesa também do outro lado estas palavras são absolutamente desnecessárias.
Não deixaste de ser altruista. Abre uma excepção e sê 'altruista' contigo própria, procura apoio especializado, eles não precisam 'descobrir'. Afinal os TA já criam tantas mentiras...porque não mentir 'para o bem'.
Bons objectivos merecem bons meios para chegar lá...não concordas?

Anonymous said...

e os vencedores do concurso da sic foram...os dois mais novos finalistas. É o mercado a funcionar...