Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Aug 27, 2010

... " Anorexia Nervosa na Adolescência: Estudo de Caso " (Almeida de Paiva, 2010)

A literatura sobre a anorexia nervosa abordando a situação portuguesa não é muito abundante. Temos dado notícia no esqueci a ana de alguns artigos e livros (vários na etiqueta Investigação). O artigo que abaixo transcrevemos baseia-se no estudo de um caso. Essa jovem, que ultrapassou o problema (TCA) frequenta actualmente o curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Hospital de S. João no Porto. Recomendamos a leitura.

Mas antes queremos deixar também aqui as palavras dessa jovem no fim da entrevista à autora do artigo.

“(...) mas nem com todas as palavras do mundo eu demonstraria tudo aquilo que me vai na alma, os sentimentos que povoam o meu coração, os sonhos que alimentam a minha imaginação (...) tenho uma forte esperança num mundo perfeito, simples como uma flor, misterioso como uma nuvem e mágico como um romance, (...)”.

O artigo científico que pode ser lido integralmente e em português (aqui) analisa em detalhe o caso de uma jovem portuguesa, que procurou tratamento e hoje frequenta o curso de medicina na Faculdade de Medicina do Hospital de S. João, do Porto :

"Quanto ao estudo de caso analisado nesta investigação, poder-se-á dizer que a adolescente para desenvolver a AN necessitou de reunir um baixo autoconceito e alguma obsessividade. Duvidou do seu próprio valor e teve relações difíceis com aqueles que a rodeavam. Os pais, com tantos problemas para resolver, só tinham olhos para os bons resultados escolares e não reparavam como ela andava triste. Foi muito importante para a jovem adolescente sentir que o terapeuta não estava só preocupado com o seu aumento de peso. Hoje, é uma adolescente perfeccionista, com altos padrões de exigência pessoal e com grande sentido de responsabilidade. Encontrou um sentido para a sua vida e um lugar de pertença e de direito na família. Presentemente frequenta o curso de medicina na Faculdade de Medicina do Hospital de S. João, do Porto, Portugal." (Almeida de Paiva, 2010:17)

Fonte:
" Anorexia Nervosa na Adolescência: Estudo de Caso "
Almeida de Paiva, Maria O.[Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIPE), Porto, Portugal]
Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 2010, Vol. 2, N°2, 4-17
Resumo do artigo:
"As perturbações do comportamento alimentar conduzem a estados biológicos e psicológicos especiais. O resultado da carência total do alimento é contemplado de forma distinta pela anoréctica. Os profissionais têm dificuldades em acordar acerca da terapia mais aceitável. É essencial primeiro perceber quais os objectivos do tratamento e, de seguida, saber como os diversos modelos de tratamento, actualmente usados, sugerem alcançá-los. A pessoa exposta a distúrbios do comportamento alimentar padece de demasiada sensibilidade ao mundo, unida a uma deformidade interna. Resolver estes problemas implica uma alteração das suas relações consigo, com os outros e com o mundo. A presente investigação apresenta um estudo de caso de uma adolescente que foi vítima de Anorexia Nervosa. A Anorexia é, realmente, um problema que a sociedade enfrenta e não pode ignorar. Muitas jovens já morreram, outras seguem-lhes os passos. Mas há, também, aquelas que conseguiram ultrapassar o problema e agora contam a sua história"

Fotografia: flickr cc (aqui)

No comments: