Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Aug 1, 2010

Foi recentemento publicado um artigo na Revista Brasileira de Psiquiatria sobre o tratamento familiar para a anorexia nervosa baseado numa amostra de 11 famílias. Existem outros estudos sobre estes tipos de tratamento assentes na realidade inglesa ou norte americana, como referimos antes no esqueci a ana (aqui).
Para ler o texto integral do artigo cujo resumo abaixo se reproduz, clique aqui (versão em inglês e pdf).

TURKIEWICZ, Gizela; PINZON, Vanessa; LOCK, James e FLEITLICH-BILYK, Bacy (2010). Viabilidade, aceitação e eficácia do tratamento familiar para anorexia nervosa em adolescentes: um estudo observacional no Brasil. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. vol.32, n.2, pp. 169-172.
Resumo

OBJETIVO: Estudos prévios demonstram fortes evidências de eficácia do Tratamento Familiar para anorexia nervosa em adolescentes. Os estudos disponíveis a respeito do tratamento familiar foram conduzidos em países de língua inglesa. É necessário avaliar a aplicabilidade deste método em países de língua não-inglesa. Este estudo piloto tem como objetivo avaliar a viabilidade, a aceitação e a eficácia do tratamento familiar no Brasil.
MÉTODO: Estudo observacional de adolescentes com diagnóstico anorexia nervosa (exceto critério amenorréia) segundo o Levantamento sobre Diagnóstico e Bem-Estar de crianças e adolescentes encaminhadas para tratamento em um centro especializado na cidade de São Paulo, Brasil. Dados coletados no início do estudo, ao final do tratamento e seis meses após o término: peso, estatura, índice de massa corporal, menstruações, Questionário de Exame para Transtornos Alimentares e Escala de Funcionamento Global para Crianças.
RESULTADOS: Nove de 11 famílias elegíveis entraram no estudo (82%) e sete (78%) completaram o tratamento. A idade média foi 14,64 anos (DP = 1,63; 12,33-17,00). Teste dos sinais de Wilcoxon demonstrou melhora estatisticamente significativa no peso e índice de massa corporal ao final do tratamento e seis meses após o término. Nenhum dos pacientes preencheu critérios diagnósticos para qualquer transtorno alimentar no seguimento.
CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que tratamento familiar é aceitável e viável para as famílias brasileiras. A evolução sugere que este método pode ser eficaz nesse contexto cultural com resultados positivos semelhantes a estudos prévios realizados em outras culturas.
Palavras-chave : Anorexia nervosa; Terapia familiar; Adolescentes; Prática médica baseada em evidências; Resultado de tratamento.
Imagem flickr © All rights reserved; "tanakawho" aqui

No comments: