Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Oct 5, 2010

...depressão, sofrimento e tristeza

"Um em cada cinco portugueses sofre de depressão"
"A depressão mata 1200 pessoas por ano em Portugal"
[notícias recentes]
no esqueci a ana notas sobre o relatório da saúde mental dos portugueses
Miguel Chalub - [...]. Não se pode mais ficar entediado, aborrecido, chateado, porque isso é imediatamente transformado em depressão. É a medicalização de uma condição humana, a tristeza. É transformar um sentimento normal, que todos nós devemos ter, dependendo das situações, numa entidade patológica.
[ a entrevista pode ser lida na integra no blogue Psiquiatruras]
E também no blogue de Vanessa Marsden:
[...]
"Vivemos em uma sociedade na qual a frustração não é reconhecida. A frustração, não a felicidade, é o estado natural do ser humano. Somos frustrados ao nascer, retirados do calor e conforto maternos, jogados em um ambiente frio, em contato com luvas estéreis, em um mundo de fome e dor. A frustração por não alcançar o objeto colorido do outro lado do quarto nos faz engatinhar e andar. A frustração pode ser entendida como força motriz dos avanços da humanidade: sem ela, estaríamos num estado de apatia. Devido a ela, construímos casas confortáveis, buscamos ter o melhor para tapar aquele buraco sem fundo que se instalou ao nascimento.

Entretanto, a frustração hoje é completamente negada na sociedade de consumo. Desde pequenos somos bombardeados com a noção de que a felicidade é o estado natural do ser humano e se não somos felizes é porque não temos o sufiente. Quer ser feliz? Use colgate e sorria como as moças da propaganda. Quer ser feliz? Compre o último lançamento em carros e não somente serás feliz ao dirigí-lo, como parece que a moça semi-nua sobre o capô pode ser incluída na transação. Nesta sociedade de respostas "rápidas e fáceis" a mensagem é "sua frustração é somente culpa sua e ninguém mais a sente". Essa necessidade rápida de resolver um mal-estar, sem espaço para lidar com os sentimentos ou demonstrar a fraqueza de se pedir ajuda também tem sido apontada como uma das raízes do problema das drogas, mas isso é assunto para outro post."
[continuar a ler no Blogue da V. Marsden]

Também sobre a Depressão um texto no blogue que acompanho "Outros Olhares" (aqui).

fotografia flickr cc (aqui)

No comments: