Filme a que é difícil ficar indiferente. Muito para além do ballet. Alvo de críticas por quem conhece o ballet por dentro (aqui no ionline). Questiona-nos. Eu já senti 'aquilo' pelo menos em parte, pelo menos em algum momento (o palco, os bastidores, as penas, são meros cenário e adereços).
Quem viu, concorda que o ballet é ali um mero pretexto? Comentários bem-vindos. Digam...
Para quem quiser ler os resultados de um estudo científico sobre Imagem corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em bailarinos profissionais (aqui no esqueciaana)
Para quem quiser ler os resultados de um estudo científico sobre Imagem corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em bailarinos profissionais (aqui no esqueciaana)
5 comments:
vou ver com a mãe no proximo fim-de-semana...
Sim, o ballet é só um pretexto, pelo facto de ser uma realidade muito patente entre as bailarinas. O filme é muito autêntico a retratar a realidade e o mundo de quem já passou por anorexia/bulimia. Para mim foi ver a minha alma passar em ecrã grande e só me apetecia chorar.
Acho que ela no filme sofria também de um transtorno alimentar... mas o ponto mais importante não é esse. é a incansável busca pela perfeição... ela queria ser tão perfeita e trabalhava tão arduamente para isso que não podia estar bem, nem fisicamente nem psicologicamente...
adorei o filme, emocionei-me...
oscar merecido o da Natalie Portman!
O ballet e sem duvida um pretexto,muito bem escolhido mas nao passa de um pretexto.
Vi o filme,foi o unico filme que me despertou a atençao em anos,realmente bem feito na minha opinião,quanto ao final um suicidio,eu realmente entendo o suicidio,o ponto de vista da personagem nina é claramente entendido por outro lado outras pessoas veem com outro olhos e teem outros pensamentos.
Comentar os comentarios esta longe de ser tarefa minha alias esta pralem daquilo que eu devia e podia faser noentanto sinto-me obrigada a contrariar a"raposita" transtorno alimentar penso que nao,depressao,transtorno psicologico talves mas por varias veses que a actriz aparece a comer oque penso que sirva para desviar essas opinioes,mas como disse varias pessoas veem com varios olhos e teem varias opinioes. e quem sou eu para opinar sobre oque quer que seja?
Vi o filme quando estava com anorexia e bulimia. Revi me muito naquela personagem, porque fazia ballet e naquela altura já tinha deixado porque não tinha força, ambiciava ser perfeita tal como ela, e acho que uma ballet e uma capa.
No cisne negro, na minha opinião ela tem um transtorno alimentar, impressionou me imenso ver o filme e até desmaiei na sala de cinema por não aguentar ver ela a mutilar-se e a vomitar. O ballet e um mundo de muita pressão e "compreendo" que a perfeição que ela queria atingir fosse tão grande que não aguentava e "soltava-se" nós distúrbios...
Já tinha comentado cm algumas pessoas que era notório que ria tinha distúrbios e só a minha mãe concordou, acho que não e muita gente que tem sensibilidade para o perceber...
Post a Comment