Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Dec 6, 2009

>> o corpo: como é e como nos apercebemos

Ter uma imagem distorcida do próprio corpo é várias vezes referido como um sintoma dos doentes anorécticos. Sentirem-se gordas/os mesmo quando o índice de massa corporal (IMC) está em níveis tão baixos que a vida se encontra em risco ( IMC, relação entre peso e altura que permite quantificar as situações de magreza ou obesidade). Os ossos espetam-se para fora da pele, mas mesmo assim os doentes acham-se 'veêm-se" gordos. Contudo, isso não é verdade para todos os doentes. Como foi divulgado em dois artigos de Novembro na revista Psychological Medicine podem existir também doentes que olhando para o espelho se apercebem de que estão muito magros, mas apesar disso não conseguem parar os comportamentos anorécticos.Eu fui uma delas pois estavam muito magra e via-me ao espelho magra (mas nunca 'suficientemente magra') mas recentemente, em contacto com outras doentes e ex-doentes apercebi-me que não fui excepção, elas também se viam magras ou esqueléticas ao espelho).Independentemente de estarmos ou não afectados por uma doença de comportamento alimentar, o que vimos no espelho depende de vários factores, como informam as notas seguintes etiradas do site espanhol STOP OBSESION . Para uma explicação mais detalhada sobre os padrões estéticos, pode ler-se (em espanhol) o artigo de Carmen Bañuelos Madera (aqui , no arquivo de documentos deste blogue; contributos e sugestões para or arquivo são mais que bem-vindos)
"Qual a diferença entre o nosso corpo e a percepção que temos dele? O corpo é algo objectivo que se pode medir, quantificar. A percepção do nosso corpo é subjectiva, a ideia que temos dele. O corpo físico pode manter-se igual e no entanto a percepção que temos dele modificar-se.
A percepção do nosso corpo ( ou seja a “forma como nos vemos, tendo aqui a visão um sentido lato) depende entre outros factores, dos seguintes:
Da observação visual:
o que vimos quando nos olhamos ao espelho.
Dos sentimentos e o nosso estado de espírito .
As nossas ideias e pensamentos,
ou seja os nossos conhecimentos a informação que detemos, o que aprendemos.
O ambiente e factores sócio-culturais (por exemplo a moda, a publicidade, os meios de comunicação). Actualmente o padrão de beleza dominante está associado a um culto exagerado da magreza."

1 comment:

Exahmia said...

Isso é realmente horrível, mas não tem apenas a ver com distúrbios alimentares, pelo menos no meu caso, tenho noção de como é o meu corpo, desde que me mantenha longe do espelho, sou borderline e tenho crises de despersonalização. Felizmente tenho noção disso e recorro sempre a amigos e familiares para me ajudarem a perceber como estou, pq o espelho simplesmente não funciona.