Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Sep 29, 2009

>>Carrie Arnold : uma cientista em luta com a ana


Carrie Arnold, autora de diversos livros sobre distúrbios alimentares, travou/trava uma luta de vários anos contra a anorexia.O que a distingue de outros autores? Ela sabe do que fala por experiência própria, destaca com grande rigor as dúvidas científicas que ainda existem nesta área e não raras vezes contrapõe aos textos científicos de outros (artigos e livros académicos ou de divulgação, etc.) a sua própria experiência uma vezes confirmando outras pondo em causa. Possui um blogue que está nos nossos favoritos (ed-bites) . Iremos voltar às questões por ela levantadas mais vezes e em português.
Link para um
1 livro da Carrie Arnold e do Tomothy Walsh:

CARRIE ARNOLD definida por ela própria: "Escrevo sobre ciência, sou designer de joias, adoro livros, uma autêntica geek (viciada num assunto) e mãe de uma criança encantadora. Estou também a recuperar de uma batalha de 9 anos com a anorexia nervosa. Acredito que a recuperação completa é possível, e que o primeiro passo para o conseguir é uma alimentação completa"
AUTORES do livro Next to Nothing (capa acima):
Carrie Arnold possui o Mestrado em Public Health in Epidemiology. É activista em diferentes movimentos de divulgação e prevenção dos distúrbios alimentares. É também autora do livro Running on Empty (Um Diário da Anorexia e da Recuperação).
B. Timothy Walsh, MD, é professor de Pediatric Psychopharmacology no Department of Psychiatry do College of Physicians & Surgeons, Columbia University nos Estados Unidos. Walsh é também ex-presidente da Academy for Eating Disorders e actualmente, Editor Associado do International Journal of Eating Disorders,criador do Eating Disorders Research Unit, New York State Psychiatric Institute.

Sep 28, 2009

>> Crystal Renn - uma modelo


Crystal Renn, uma modelo que se debateu com a anorexia durante vários anos, decidiu passar a ser modelo de tamanhos acima do zero. Sente-se mais feliz e continua a ser modelo. “Quero ver todas as formas a vestir todos os tamanhos na passerelle” “O tamanho zero não pode ser a norma”No vídeo abaixo fala também do seu livro Hungry.


Sep 22, 2009

>> Chamada URGENTE (actualizada em 21 Fevereiro 2010)


LISBOA - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria - 217805000

A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos tem actividades na região de Lisboa (+info)

COIMBRA - Consulta de Comportamento Alimentar dos Hospitais de Coimbra - 239402901

A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos está a reactivar o Núcleo de Coimbra (+info)

PORTO - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de São João no Porto - 225512100 e Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de Crianças Maria Pia no Porto (funciona nas instalações do Magalhães Lemos) - 226089900

A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos promove reuniões regulares em horário pós laboral no São João (+info)


BRAGA - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de S. Marcos em Braga - 253209000

A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos possui um núcleo em Braga (+info)

AMADORA SINTRA- Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, Hospital Fernando da Fonseca. Tel geral do Hospital: 214348200

A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos tem actividades na região de Lisboa (+info)


VISEU- Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, no Departamento de Psiquiatria do Hospital São Teotónio .Tel geral do Hospital: 232 420 500.

Existem ainda centos de saúde (19 no total) associados ao Instituto Português da Juventude (IPJ). Mais informação sobre esses centros e respectivos contactos podem ser encontradas AQUI.
Um telefonema que pode MUDAR tanta coisa para melhor...O atendimento é geralmente simpático e o tempo de espera até à consulta pode ser curto. Tenta! O que tens a perder? Podes obter muitas informações mesmo antes de te perguntarem o nome....


Procurarei recolher mais informação sobre os apoios e consultas especializadas no resto do país. Se tiverem essas informações enviem sff para esqueciaana@gmail.com


foto de julia fullerton-batten (
aqui)

Sep 20, 2009

>> Testemunho (em inglês)



O testemunho pode ser lido (aqui) na página da organização norte americana NEDA .

>> reunião AFAAB


>> Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos

"Os Objectivos Principais da Associação são: 1- Promover os direitos dos doentes com distúrbios do comportamento alimentar, exigindo, designadamente, melhores condições de tratamento e de internamento hospitalar.
2- Apoiar esses doentes e as suas famílias.
3- Divulgar os sintomas, as formas de prevenção e os meios de tratamento da doença junto da população em geral e, em particular, junto dos adolescentes, visto serem eles as suas principais vítimas.
4- Promover, em colaboração com a Sociedade Médica e Científica o estudo e a investigação da doença e da sua terapia.
Como atingir estes objectivos ? (saber mais aqui )
"A AFAAB - Associação dos Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos - foi constituida e legalizada a 19 de Maio de 1998, através de escritura pública celebrada no 15º Cartório Notarial de Lisboa, como Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de âmbito nacional."
Página da Associação (aqui)
Contactos: 22 938 56 44 (2ª,4ª e 6ª feira das 15H às 18H); 91 492 99 28 (Todos os dias); 22 200 00 42;
afaab@sapo.pt

>> tive notícias da Valentina (venceu a ana)

Encontrei uma amiga da Valentina e fiquei a saber que esqueceu a ana. Desenvolve uma carreira académica brilhante no Reino Unido. A anorexia deixou-lhe danos na saúde física mas está a ultrapassá-los. Apercebi-me que a ana a tinha presa quando a reencontrei uns meses depois de ela se ter licenciado brilhantemente. Estava uma sombra da jovem sorridente, curiosa e entusiasta que eu conhecera. Convidei-a para almoçar e aceitou timidamente. Queria eu então falar-lhe da minha experiência e de como a tinha ultrapassado. Pensava eu que poderia ajudar. Mas não fui capaz de falar com ela sobre esse assunto. Faltou-me a coragem. Se cada uma de nós que esqueceu a ana fosse capaz de conversar abertamente com os outros sobre isso seria uma boa luta. Não acham? (Hoje eu já teria coragem de conversar com a Valentina e de lhe dizer tudo o que calei durante aquele almoço há anos...)

Sep 15, 2009

>> mais que um núm3r0...

É tempo de recomeçar as aulas de reencontrar amigos e conhecer outros. É tempo de novidades e mudanças. Um estudante não é um número.


Sep 14, 2009

>> "Nunca me faltou nada..." Testemunho de Joana L.


Transcrevo abaixo parcialmente o testemunho de Joana L que relata agora com 19 anos (e sentindo-se bem melhor) um processo de anorexia que começou há 5 anos. Cada caso é um caso. Este relato impressiona -me pela descrição da coragem necessária para começar e continuar o tratamento. O testemunho não tem data. Gostaria de saber como está a Joana L. Acredito que também ela já esqueceu a ana.[os bolds são meus] Ler todo o testemunho da Joana aqui

Joana L. - Lisboa - 19 ANOS :
"Continuo sem saber como aconteceu. Um dia acordei e tinha em mim uma nova pessoa, uma força que me controlava até ao mais ínfimo desejo. Agora, mais afastada de todo aquele mundo de rituais, regras e prisões, consigo, ainda com alguma dificuldade, determinar um possível início da anorexia sem o situar precisamente.
Tinha 14 anos, frequentava o 9º ano e era-me impossível compreender o não se gostar do próprio corpo. Nunca me faltou nada: uma família sempre disponível, pais liberais, ballet, idas ao campo durante o fim-de-semana, enfim, não havia razão de queixa. Mas lá bem no fundo falhava qualquer coisa. Iniciei uma luta cega e depurei-me num combate contra mim mesma.
Perdi peso. E quanto mais quilos perdia mais vontade tinha de continuar. Estava agora no 10º ano e não tinha condições para frequentar o 3º período. Vegetava na cama. Corri vários médicos e nenhum deles quis ver o que eu também não lhes queria mostrar. [...]

[...]
Foi então que por segundos tive lucidez suficiente para pedir ajuda: falei com uma professora. Nem sequer a conhecia bem mas achei que era com ela que conseguia falar. Levou-me de imediato ao NDCA no Hospital de Sta. Maria. Durante o tratamento vivi períodos terríveis e outros melhores. As vésperas e os dias de consultas eram um pesadelo.
[...]
Mas o pior de tudo é confrontar-me com o Serviço de Medicina Interna, onde decorrem as consultas. Assim que vejo o hospital tenho vontade de fugir mas consigo enfrentar a fera. Depois de passar os portões demoro uma infinidade de tempo até entrar no edifício, é uma autêntica maratona , são quilómetros de medo.
[...]
Cheguei ao corredor decisivo. Ainda tenho que andar muito... Examino tudo e todos de alto a baixo. Os bancos de madeira insistem em ser decoração e ainda por cima atrapalham. É um corredor difícil de atravessar. Avanço sem sentir os passos. Nas paredes embrulham-se janelas que mostram um pátio interior gigante em obras. É assim que me sinto, como o pátio. Nunca lá estive, não o conheço mas tenho a sensação de já lá ter estado. É como se fosse feita de quatro paredes hercúleas, repleta de pequenas janelas e cada janela guardasse sorrisos, alegrias, tristezas, músicas, palavras, pessoas, recordações. Alguma coisa me chamou a atenção e não sei o que é. Já consegui atravessar metade do corredor.
[...]
Tenho 19 anos e sinto-me bem melhor. Tenho encontrado coisas novas. Só preciso de continuar a lutar."

Ler todo o testemunho
aqui

Sep 13, 2009

>> Anorexia em Portugal (notícia DN)

Hoje no DN duas notícias sobre Anorexia em Portugal:
"Anorexia depois dos 40 está a aumentar" por Ana Bela Ferreira
ler
aqui
"A terapia e o controlo 'online' para vencer barreiras físicas"
ler
aqui

Sep 12, 2009

>> DIZER COM O CORPO ...


há quem morra tentando dizer com o corpo coisas que ninguém foi capaz de escutar...

Sep 11, 2009

>> Questionário (como me sinto ...)

Está disponível on-line um questionário (em inglês) que inclui diversas perguntas de auto-avaliação em relação a possíveis situações de distúrbios alimentares. O preenchimento é muito fácil (apenas um clique para uma das 3 alternativas: sim, não ou talvez)e não necessita de nenhuma inscrição ou registo.A avaliação das nossas respostas é imediata.Peço desculpa mas não encontrei nenhuma versão em português. Se a conhecerem digam. O questionário está aqui.
foto cc (aqui)

Sep 5, 2009

>> uma chamada muito importante...


LISBOA - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria - 217805000COIMBRA - Consulta de Comportamento Alimentar dos Hospitais de Coimbra - 239402901PORTO - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de São João no Porto - 225512100
e
Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de Crianças Maria Pia no Porto - 226089900
BRAGA - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de S. Marcos em Braga - 253209000
AMADORA SINTRA- Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, Hospital Fernando da Fonseca
VISEU-Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, no Departamento de Psiquiatria do Hospital São Teotónio .
Um telefonema que pode MUDAR tanta coisa para melhor...O atendimento é simpático e o tempo de espera até à consulta é geralmente curto. Tenta! O que tens a perder? Podes obter muitas informações mesmo antes de te perguntarem o nome....
Procurarei recolher informação sobre os apoios e consultas especializadas no resto do país. Se tiverem essas informações enviem sff para
esqueciaana@gmail.com
(foto CC
aqui)

>> Informação para jovens (em inglês)




Neste site inglês construído para apoio a doentes e famílias há muita informação para jovens. Por exemplo O VERÃO e OS DISTÚRBIOS ALIMENTARES. Saber mais aqui

Sep 4, 2009

>> Informação precisa-se...

Na página do Portal de Juventude (aqui) é anunciado que:
Esta página disponibiliza-te informação sobre a prevenção dos comportamentos alimentares"
FALSO anúncio. A informação é limitada e incorrecta em alguns aspectos. Onde está a prevenção ? Li e reli os curtos textos e não a encontrei.
Por contraste de conteúdo veja-se o site da associação do Reino Unido, beat .
No entanto, foi nesse site que encontrei os contactos telefónicos para marcação de consultas associadas a comportamento alimentar em Portugal, noutro post.