Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Nov 20, 2009

>> o coração é um músculo...

"Se o corpo humano não receber comida suficiente, começa a definhar: entre outras coisas, queima a proteína dos músculos, e o coração é um músculo. As pessoas com anorexia correm o risco de enfraquecer o coração e podem até morrer com um ataque cardíaco."
Texto encontrado num interessante site, Diálogo de Gerações (aqui). Nele é apresentada a vida de Kim, 13 anos, (personagem fictícia), desde os primeiros sinais de anorexia até ao tratamento. Relata episódios comuns da vida de uma adolescente a que vai juntando informação e comentários numa linguagem muito acessível para os muito jovens. Os textos em português da história de Kim fazem parte do livro de Janine Amos "Que efeitos tem a anorexia no corpo e mente de Kim?" Everest Editora, 2004, Brasil.Título original"Why Won't Kim Eat? ". O texto é em certos pontos 'adocicado' evitando dramatismos e relatos 'sensíveis' sempre existentes nas histórias reais. Adoptando um estilo descritivo de situações e evitando detalhes sobre os sentimentos que atravessam quem nelas participa. Mas compreende-se o motivo: é literatura dirigida a um público muito jovem, de 13 ou menos anos.
Foto flickr cc (aqui)

4 comments:

Exahmia said...

Parabéns pelo blog, adorei ter encontrado um blog assim :)

Estava tão cansada de só encontrar blogs pro ana e mia, pensei que pessoas sensatas ou dispostas a partilhar a sua história estivessem em extinção.

foreveryoung said...

Adoro o teu blog. Faz-me tão bem vir aqi ler isto...dá-me força! Tenho lido tudo e já conheço o site da afaab de trás para a frente! Parabéns =) eu serei uma futura ex anorética!!! Beijinhos

esqueci a ana (ex-ana) said...

Foreveryoung, muito obrigada. Fico a torcer para que esse FUTURO chegue rápido.(apesar de saber que é uma dura batalha em que a 'guerreira' principal és tu com uma panóplia de 'armas').

esqueci a ana (ex-ana) said...

Exahmia, estudos científicos provam que os blogues pro-anorexia e pro-mia possuem efeitos negativos agaravantes ou indutores da doença. O pior é que também existem alguns que mostram (tratarei este assunto no blogue)que até os que são contra ou pretendem apenas esclarecer sem fazer apologias também possuem efeitos negativos numa percentagem muito elevada de doentes. Enquanto tiver a convicção que os beneficios serão maiores que os danos...vou continuar.