Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Sep 22, 2014

DEPRESSÃO (video OMS) "manter uma mentira emocional deixa-nos exaustos"...


A Organização Mundial de Saúde inclui nesta página http://www.who.int/topics/depression/en/ alguma informação sobre depressão. O video (versão legendada no Brazil) chama-se: UM CACHORRO PRETO CHAMADO DEPRESSÃO. Video original: "I had a black dog: his name was depression" (4:17)https://www.youtube.com/watch?v=XiCrniLQGYc

Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro. Projeções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum.  Existem tratamentos efetivos, mas menos da metade dos afetados pela doença recebem qualquer tipo de tratamento. Se o leitor ou alguém próximo  sofre de depressão, procure ajuda profissional.  Esse pode ser o primeiro grande passo em direção a uma grande mudança.
(nota do esqueciaana: usar um cão como referência para a DEPRESSÃO talvez não tenha sido a esolha mais feliz - porque não antes um monstro? uma carraça? uma lapa?- mas pensando bem a ideia é de que se agarra, se fideliza, se 'afeiçoa ao dono, o deprimido'. E a afeição é mútua. E assim sendo a figura do cão não está mal escolhida. PS-Desculpa Farrusco!)
 

2 comments:

Quantas vezes mais said...

O cão fiel parece-me uma boa imagem para retratar esta situação, exactamente pelas razões apontadas...o amor que lhe temos, mais ou menos apercebido.

A depressão, ou como lhe chamem, é uma companhia horrível, mas é uma companhia...e não há homem que goste de se sentir só. Talvez aqui não se aplique o «mais vale só que mal acompanhado», talvez quem tenha inventado esse ditado nunca se tenha sentido verdadeiramente só por muito tempo...eu acho que não.

Não posso deixar de reparar na afirmação de que «o desporto/actividade física são tão efectivos a tratar o problema quanto os fármacos». Ainda que ajude na prevenção ou a gerir humores mais depressivos, não trata necessariamente, ou pelo menos, não trata em todos! A minha experiencia (a única que conheço mais de perto)é uma acentuada descida de humor que não se confunde com a tristeza durante e nas horas a seguir ao exercício fisico vigoroso(não exagerado). No longo prazo, tenho dúvidas que tenha sido a causa de um cão preto mais domado...

Gosto sobretudo de terem deixado a hipótese de que é possível não viver com o cão preto para sempre, mesmo que uns estejam condenados a isso. E os que estão terão de fazer como todos, procurar um sentido e crescer no sofrimento ou continuar a viver como viviam.

(ups, alonguei-me!)

esqueci a ana (ex-ana) said...

Muito agradeço o comentário!
Longos ou curtos estes comentário serão sempre muito bem-vindos.
OBRIGADA