Vai estar disponível no próximo mês de Agosto um artigo científico sobre as doenças do comportamento alimentar em Espanha. Os números são preocupantes: considerando apenas crianças e jovens com idade entre os 10 e os 18 foram internados 10.569 em 9 anos ! Ou seja mais de mil por ano. Continuamos a procurar estudo idêntico para Portugal.
Resumo (tradução livre do inglês) Fonte original do resumo (em inglês) (aqui)
O estudo descreve e analiza os internamentos em hospital de crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos de idade com doenças do comportamento alimentar (dca), em Espanha. Foi conduzido um estudo retrospectivo da hospitalização e calculadas taxas de hsopitalização (internamento). Foram analisados: duração do internamento, características psicológicas, condições de saúde e morbilidade. No período em análise (1998-2007) foram internados 10.569 doentes com dca (transtorno alimentar TA no Brasil). A mediana do internamento foi maior nos doentes com anorexia do que com bulimia, respectivamente 14 dias e 9 dias. O sintoma psiquico mais comum foi a 'mood disorders'. A incidência devida à anorexia não se alterou significativamente durante o peíodo em análise. O artigo apresenta ainda o perfil clínico das crianças e adolescentes hospitalizadas com dca.
Hospitalization trends in Spanish children and adolescents with eating disorders (1998-2007).
Lopez-de-Andres A, Carrasco-Garrido P, Hernández-Barrera V, Gil-de-Miguel A, Jiménez-Trujillo I, Jiménez-García R.
Preventive Medicine and Public Health Teaching and Research Department, Rey Juan Carlos University, Madrid, Spain. ana.lopez@urjc.es
Appetite. 2010 Aug;55(1):147-51.
foto flickr cc (aqui)
No comments:
Post a Comment