Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jul 2, 2010

... identificar e expressar emoções e 'não sei' (16 significados)

(Os "Não sei"s ;  clique sobre a imagem acima para a ampliar

[Nota de esqueciaana: este post tem dedicatória: a todos os que como eu dizem demasiadas vezes não sei...sabendo ]
Do blogue de Laura Collins transcrevo este texto: [tradução livre de esqueciaana; texto original, em inglês,  pode ser encontrado aqui]

"Os doentes com doenças do comportamento alimentar (dca; transtorno alimentar) frequentemente têm dificuldade em descrever suas emoções. Isso tem um rótulo científico: "alexitimia" (definição da wikipedia aqui; a=ausência + lexi=palavra + timia=emoção)).
Uma definição de ALEXITIMIA da F.E.A.S.T- Families Empowered And Supporting Treatment of Eating Disorders, Eating Disorders Glossary:
"Alexitimia é um conceito que define a incapcidade de identificar ou expressar emoções. Vários estudos mostraram que os indivíduos em situações agudas de anorexia nervosa e bulimia nervosa apresentam níveis mais elevados nos testes de alexitimia quando comparados com os doentes recuperados" Fonte original (aqui)

Uma coisa é reconhecer  a alexitimia, mas encontrar resposta para ela é outra coisa completamente diferente. Gosto bastante do Diagrama Grey Thinking's : o "NÃO SEIs" [esqueciaana: 16 significados para as palavras 'não sei';  aqui no original e na figura acima].
Os pais podem querer imprimir e guardar!!"Laura Collins no blogue "Are you eating with your anorexic?"

Imagem sobre os "Não seis" originalmente publicada aqui.Para ampliar a imagem cliquar.
Iremos analisar aqui no esqueciaana em posterior post estes "não sei"

1 comment:

said...

O "não sei", o "sei lá", o ...de tudo" o "não aconteceu nada" são, para mim, recorrências quandoa cabeça está cheia e nao se sabe por onde começar... Às vezes a cabeça está tão cheia de pensamentos antes de chegar À teraia, quero dizer tanta coisa ou tenho tanta coisa para dizer que quando me sento e respiro fundo fico "vazia" (commo é que é possível?) e mesmo antes da primeira pergunta digo.."não sei"... E isso afasta-nos do terapeuta, deixa-nos na bolha, porque ele/ela não adivinha o que está cá dentro, por mais que tenhamos vontade!... do que já tenho aprendido, o melhor camiho para dizer aquilo que não sabemos dizer, é dizer...outra coisa qualquer... mas começar, largar esse silêncio que nos aprisiona. Mais cedo ao mais tarde vamos parar ao "não sei" e sai-nos tudo! Porque há sempre tanto para dizer...