Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Jun 30, 2012

...Anorexia em mulheres adultas


Num texto da revista no expresso de hoje  (Anorexia em mulheres adultas ) (30 junho 2012)  com texto de Christina Martins e ilustação (reproduzida uma acima) de Alex Gozblau. A chamada de capa não é feliz, não é fome por opção é fome por doença

"Já consigo perceber que o que faço é uma espécie de autocastigo. Para mim é fundamental que esta não é uma questão de mulheres que sonham ter o corpo de uma modelo. Foi para desfazer essa ideia que aceitei falar. Magoa-me que pensem que esta doença se resume a um capricho. Também não é um problema de comida. No fundo, deve-se a grandes lacunas emocionais. A uma autoestima muito em baixo. Às vezes penso que não mereço nada...quem entra neste vórtice nem sempre tem no ção do que está a fazer. Ainda não tenho a certeza do que me faz não comer. "  (Carla 40 anos )

"Sou a filha mais nova e sempre quis ser a melhor, a mais perfeita. Os problemas começaram quando entrei na Faculdade de Engenharia Biotecnológica. Comecei a restringir a alimentação. Esta atitude dá-nos poder. Um poder muito forte que nega um instinto inato. (...)Quando comecei a piorar, a minha família procurou ajuda médica. Não me queria tratar nem tinha consciência de quão doente eu estava" (...)Agora, fui eu que pedi para ser internada. Ainda estou na zona de risco e não sei quando vou sair. O meu principal objectivo é tratar-me. Cada caso é um caso e o meu é complicado." (Susana, 35 anos).

A anorexia não é uma doença de quilos. Só superficialmente. Por detraz disso estão questões fundamentais: o que é ser mulher? como é ter um corpo feminino? Crescer e ser adulto? como se lida com a sexualidade?" (António Neves, psiquiatra responsável pela equipa de internamento de Doenças do Comportamento Alimentar no Hospital de Santa Maria em Lisboa)

"Há sempre um problema psiquiátrico de fundo" recordando uma doente de 50 anos que morreu com 28 quilos: "Tinha completa compreensão da doença. Era licencidada, trabalhava e tinha um problema gravíssimo de osteoporose" Isabel do Carmo, endocrinologista do Hospital de Santa Maria em Lisboa)

(nota de esqueciaana: irei voltar a este assunto no próximo post)

Jun 23, 2012

...Anorexia mata jovem de 17 anos


A anorexia  mata. As estatísticas exactas nomeadamente em Portugal não são conhecidas, também porque em alguns casos as mortes ocorrem por problemas de saúde em consequência da anorexia (paragem geral dos orgãos, ataque cardíaco, etc.)
A Charlote Seddon uma jovem inglesa de 17 anos sofria de anorexia (que escondia da família) desde os 13 anos. Era uma “excelente aluna, popular entre os colegas e confiante”, assim é descrita por amigos, colegas e professores. Mas…agora que os pais encontraram o diário que ia escrevendo nos últimos anos onde são descritos os dramas de contagem das calorias, falta de confiança e auto-estima, exercício compulsivo, purgação, numa espiral crescente sabe-se que a ‘verdadeira Charlote’ era diferente. (esqueciaana aos pais que leiem este blogue: não se iludam com o que a vossa filha ou filho inteligente e brilhante ‘mostra’ que é…)
Morreu com muito pouco peso, com um IMC (Índice de Massa Corporal) muito baixo (esqueciaana aos leitoras deste blogue que sofrem de anorexia: possivelmente um IMC parecido ao vosso).  Também o coração dela era anormalmente leve: a autópsia feita ao corpo da Charlotte’s revelou que o coração dela pesava só 190g (7oz) quando o peso normal seria 320g (11oz) (já antes aqui no esqueciaana referimos a questão de o coração ser um músculo…que também enfraquece se não for alimentado) . Todos os músculos à volta do coração apresentavam também estarem fragilizados e com falta de nutrientes.
Recusava-se a comer com os pais dizendo que já tinha comido. Os pais dela agora alertam para que os pais estejam mais atentos ao que os filhos comem. (comentário do esqueciaana, porque não é a comida o problema, a comida é o ‘lado vísivel’ –quando é- do problema: que estejam ATENTOS AO QUE OS FILHOS SENTEM!)
A Charlotte ganhou diversos prémios escolares (na fotografia o momento de receber um deles há 2 anos atrás) e foi nomeada para o Young Burnley Achiever Award pelo trabalho de voluntariado que realizava (nota do esqueciaana:  quem sofre de anorexia não são jovens fúteis egoistas e egocêntricas, são muitas vezes jovens excepcionalmente generosas, voluntariosas, genuinamente empenhadas em praticar o bem)

Jun 9, 2012

... jovens que vivem em função da comida e "não dão sinais físicos da doença"


De uma entrevista à Dra. Sandra Torres (aqui)  . A Tese de Doutoramento da Dra. Sandra Torres pode ser consultada também no esqueciaana aqui.

É muito difícil apurar o número de casos de anorexia nervosa em Portugal. "É uma doença muito mediatizada", evidencia Sandra Torres, doutorada em anorexia nervosa.
"Tudo indica que não esteja a aumentar." No entanto, há um novo "fenómeno emergente" que são jovens que vivem em função da comida e "não dão sinais físicos da doença".
"Têm um sofrimento muito grande, há um distúrbio do comportamento alimentar, mas não há uma perda excessiva de peso", comenta. Apesar de não serem casos tão graves, vivem "horrores se aumentam de peso", vomitam e a vida é orientada pelo peso e pelo que é ingerido.
(...)
Fotografia de Stephen Chernin