Começámos em Maio 2009, recebemos 358 comentários aos 687 posts

Obrigada a todos os que de múltiplas formas contribuem para o esqueciaana Escrevam: esqueciaana@gmail.com




os 10 posts mais lidos (esta semana) seguidos dos posts mais recentes (26 Outubro 2016):

Nov 27, 2010

por uns tempos vou deixar de colocar posts regularmente mas...

...continuarei a ler atentamente e a responder aos vossos comentários e emails que agradeço. As interrogações sobre a anorexia e bulimia permanecem online e 'lá fora'. Podemos encontrar-nos em esqueciaana@gmail.com ou no Facebook em esqueciaana.
ex-ana [ aqui desde 7 de Maio de 2009],
ex-anoréctica [há muitos anos]
à procura de respostas [sempre]
Fotografia: Lomografia Portugal's Photos - Lomoférias 2010 - 2º prémio - Jean Pol

Nov 21, 2010

... o que já sabemos sobre a anorexia, bulímia... ( " What we already know" )

O que JÁ sabemos...O título de uma página do King's College de Londres, com muitos recursos sobre doenças do comportameno alimentar (DCA; TA no Brasil) é elucidativo.
Alguma informação também para os cuidadores, familiares, ... (em várias línguas, infelizmente com algumas traduções bastante imperfeitas)

Nov 20, 2010

... filme " Maus Hábitos / Malos Habitos"


O filme, de 2007 é de um realizador mexicano Simon Bross. Ganhou 7 prémios. Em Portugal não recordo que tenha estado em sala. A história desenvolve-se em torno de doenças do comportamento alimentar. Tive conhecimento dele  por um blogue brasileiro (aqui).
"Especialista em transtornos alimentares, o psiquiatra Alexandre Azevedo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas, da USP (Universidade de São Paulo), foi assistir ao filme por indicação de uma paciente, que identificou sua condição nas telas. "O filme é bastante realista na apresentação das crenças que um portador do transtorno apresenta; claro que com certo 'colorido', por se tratar de uma ficção", critica. Mas ele diz que não o recomendaria para qualquer um: "No caso de uma paciente ainda resistente ao tratamento, ela vai ouvir o discurso da personagem como sendo verdadeiro e, assim, reforçar as crenças que tem sobre a doença".

[...]
esqueciaana: Uma resposta desse psiquiatra sobre o filme chama a atenção para o efeito (positivo ou negativo) que esta ficcção, e as ficções em geral sobre as doenças do comportamento alimentar podem ter.

"UOL Ciência e Saúde: Na sua opinião, o filme pode ajudar pacientes e familiares a entenderem melhor a doença? Você o indicou ou indicaria?


Alexandre Azevedo (psiquiatra): O filme só poderá ser indicado a pacientes que realmente já adquiriram crítica sobre a doença, ou seja, percebem-se doentes e desejam tratar-se e melhorar. No caso de uma paciente ainda resistente ao tratamento, ela vai ouvir o discurso da personagem como sendo verdadeiro e, assim, reforçar as crenças que tem sobre a doença. Nesse caso, filmes como esse podem até agravar os sintomas. No caso de pacientes adultas, que participam do tratamento e desejam melhorar, o filme pode ajudar a compreender a origem da doença e o quão vazia é a crença de que um corpo magro é garantia de sucesso. Além disso, ela pode se identificar com o sofrimento do personagem e isso lhe dará motivação para melhorar."

Nov 18, 2010

... emoções e anorexia

Está disponível na página da European Eating Disorders Review (aqui) o resumo e artigo publicado por uma equipa de investigadores portugueses. Já temos noticiado neste blogue anteriores trabalhos de alguns autores como por exemplo Sandra Torres (aqui O Corpo e o Silêncio das Emoções e aqui).
O processamento cognitivo das emoções na anorexia nervosa.(Torres S, MP Guerra, L Lencastre, Roma-Torres A, Brandão I, C Queirós, Vieira F.)
Resumo (tradução do original inglês)
OBJETIVO: Este estudo pretende explorar o processamento cognitivo das emoções na anorexia nervosa (AN), com base no estudo das emoções sentidas e avaliação das capacidades meta-emocionais.
MÉTODO: Oitenta pacientes com AN e um grupo de controle de 80 mulheres saudáveis foram analisadas em relação à depressão, ansiedade e alexitimia [nota de esqueciaana alexitimia significa incapacidade de identificar ou expressar emoções] e executou uma tarefa experimental para analisar a experiência emocional e as capacidades meta-emocionais.
RESULTADOS: Apesar de apresentarem níveis mais elevados de alexitimia, as participantes com AN demonstraram que eram capazes de imaginar as emoções em situações hipotéticas e de as identificar e classificar. O grupo de pacientes com AN revelou sentir de forma mais intensa e interna emoções negativas, em comparação com o grupo de controle, mas este padrão emocional tende a ocorrer em situações associadas à alimentação e ao peso.
CONCLUSÕES: Os resultados sobre as capacidades meta-emocionais não sugeriram um déficit global no processamento emocional, mas sim sensibilidades específicas relativas a situações relevantes para a AN.
foto flickr cc : (aqui)

Nov 17, 2010

...chamada urgente


Informação sobre os apoios e consultas especializadas em Portugal (Porto, Braga, Viseu, Coimbra, Amadora/Sintra,Lisboa ....mais informações ou rectificações serão sempre bem-vindas para esqueciaana@gmail.com )
LISBOA - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria - 217805000
A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos tem actividades na região de Lisboa (+info)
COIMBRA - Consulta de Comportamento Alimentar dos Hospitais de Coimbra - 239402901
A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos está a reactivar o Núcleo de Coimbra (+info)
PORTO - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de São João no Porto - 225512100 e Consulta de Pedo-Psiquiatria do Hospital de Crianças Maria Pia no Porto (funciona nas instalações do Magalhães Lemos) - 226089900
A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos promove reuniões regulares em horário pós laboral no São João (+info)
BRAGA - Consulta de Comportamento Alimentar do Hospital de S. Marcos em Braga - 253209000
A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos possui um núcleo em Braga (+info)
AMADORA SINTRA- Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, Hospital Fernando da Fonseca. Tel geral do Hospital: 214348200
A Associação de Familiares e Amigos dos Anorécticos e Bulímicos tem actividades na região de Lisboa (+info)
VISEU- Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, no Departamento de Psiquiatria do Hospital São Teotónio .Tel geral do Hospital: 232 420 500.
Existem ainda centros de saúde (19 no total) associados ao Instituto Português da Juventude (IPJ). Mais informação sobre esses centros e respectivos contactos podem ser encontradas AQUI.
Um telefonema que pode MUDAR tanta coisa para melhor...
foto de julia fullerton-batten (aqui)

Nov 16, 2010

... hoje na SIC notícias


Hoje, por volta das duas horas da manhã a SIC notícias vai transmitir um programa sobre anorexia.
(02:15 - Toda a Verdade)

Nov 14, 2010

... ensino relativo à anorexia e bulimia (Universidade de Cardiff)

Na Universidade de Cardiff ( País de Gales, Reino Unido) vai ser lançado um curso sobre bulimia e anorexia. Pode ser frequentado como um módulo autónomo ou integrado no MSc in Advanced Practice (ensino pos graduado). Centra-se em quatro domínios: avaliação e motivação, diagnóstico, programa de tratamentos e gestão do risco. Tem uma aproximação multidisciplinar envolvendo médicos, investigadores, doentes com doenças do comportamento alimentar (DCA) e cuidadores. + informação aqui e aqui.
Na mesma universidade encontram-se disponíveis recursos informativos sobre a anorexia e a bulimia nas seguintes páginas:

Em Portugal existe investigação cujos resultados estão publicados em teses e revistas científicas (de que vamos dando notícia no esqueciaana). Existem equipas que investigam as doenças do comportamento alimentar (DCA) pelo menos nas academias do Porto, Coimbra e Lisboa.

Pedido aos leitores de Portugal: enviem-me a informação que possuam (ficheiros, sites, links) sobre o ensino das doenças do comportamento alimentar (DCA) nas Faculdades de Medicina (e outros estabelecimentos, como as Escolas Superiores de Enfermagem). Fica a promessa de divulgação. Endereço:  esqueciaana@gmail.com

Nov 13, 2010

..." hoje é um bom dia para começar novos desafios"

FAXINA NA ALMA

do grande poeta brasileiro Carlos Drummond Andrade

Não importa onde você parou...em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
E renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? foi aprendizado...
Chorou muito? foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? é porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? era o início de sua melhora...
Pois é... agora é hora de reiniciar... de pensar na luz...
De encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão ?
Um corte de cabelo arrojado, diferente?
Um novo curso...Ou aquele velho desejo de aprender a pintar...
Desenhar... dominar o computador... ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio... quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Esta se sentindo sozinho? besteira...
Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"...
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza...nem nós mesmos nos suportamos...
Ficamos horríveis...o mal humor vai comendo nosso fígado...até a boca fica amarga.
Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios
Onde você quer chegar?
Ir alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
Queira coisas boas para a vida...
Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos...
Pensando pequeno... coisas pequenas teremos...
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos
Pelo melhor...o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...Jogue fora tudo que te prende ao passado... Ao mundinho de coisas tristes...fotos... peças de roupa, papel de bala... ingressos de cinema...
bilhetes de viagens... e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...
Jogue tudo fora... mas principalmente... esvazie seu coração...fique pronto para a vida... para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis...somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas...Nós somos o "Amor"...
Porque somos do tamanho daquilo que vemos, e não do tamanho da nossa altura.

nota do esqueciaana: deste poema de Drummond de Andrade existem diversas versões na Internet. Esta aqui apresentada foi publicada numa revista literária seguida de outro poema de uma sobrinha do poeta. (aqui)
imagem flickr cc (aqui) acompanhada pela citação:~ liberate your heart from the cage of fear ~ : Love is what we are born with. Fear is what we have learned here. The spiritual journey is the unlearning of fear and the acceptance of love back into our hearts.(Marianne Williamson)

Nov 5, 2010

..."As imagens do nosso próprio corpo são sentimentos? " ( entrevista a António Damásio)

Numa entrevista dada ao jornal Publico a resposta de António Damásio fez-me pensar na distorção da imagem do próprio corpo sentida por alguns doentes com anorexia. Acham que esta minha associação está errada ou que o avanço do conhecimento neste domínio poderá contribuir para dar resposta aos (ainda) tão desconhecidos aspectos da anorexia nervosa?

P: As imagens do nosso próprio corpo são sentimentos?

Resposta de António Damásio [bolds do esqueciaana]

Sim, só que os mapas do corpo são diferentes dos mapas do mundo exterior. De facto, se há algo de novo no meu último livro [O livro da consciência]— algo que penso há muito tempo, mas que só agora consegui finalmente verbalizar numa forma que me agrada —, consiste em dizer que as imagens do corpo são imagens de uma natureza diferente das imagens do exterior. Porquê? Porque são imagens que começam a ser geradas ao nível do tronco cerebral, numa região do cérebro que está naquilo que eu descrevo no livro como uma união, uma fusão praticamente completa com o corpo. E o que isso vai permitir do ponto de vista teórico — e também prático, julgo eu — é fazer com que essas imagens não sejam só imagens cognitivas, divorciadas do seu objecto, mas sim imagens ligadas ao seu objecto, que é o corpo. Ou seja, imagens sentidas.

Ora isso prende-se com um problema absolutamente central, que inúmeros filósofos e neurocientistas têm enfrentado. É o problema dos qualia — a dificuldade de explicar que nós não só temos imagens, mas que também sentimos essas imagens. Quando olhamos para o mar, não vemos apenas o azul do mar, sentimos que estamos a viver esse momento de percepção.

Muitas pessoas têm dito que isto é impossível de compreender, que é algo que está fora do campo das neurociências. Mas eu acho que existe a possibilidade de que o modelo que acabei de descrever resolva o problema dos qualia. É óptimo vislumbrar a possibilidade de ligar coerentemente os sentimentos e a consciência. Por exemplo, neste momento, você tem uma imagem de mim, que está a construir a nível visual, mas também a nível auditivo. Mas há também uma outra imagem que surge ao mesmo tempo na sua mente: a imagem do seu próprio organismo, que está a ser gerada automaticamente no seu tronco cerebral e representada na sua ínsula [uma região do córtex cerebral]. Ora, essa imagem é uma imagem que, por estar ligada a si, está ao mesmo tempo a produzir um mapa que é sentimento. E é aí que me parece que está o grande segredo de criar uma consciência sentida e não uma consciência de autómato.

Imagem de Giuseppe Mastromatteo retirada daqui.

... António Damásio (video sobre a consciência)

«Neste seu novo trabalho, António Damásio desmistifica a ideia de que a consciência é algo separado do corpo e apresenta novas evidências científicas de que espantosa consciência que é, na verdade, um processo biológico criado pelo cérebro.

Além das três perspectivas tradicionais usadas para estudar a mente ( pessoal, comportamental e neurológica ), Damásio introduz a evolucionista , que implica uma mudança radical na forma como a história da mente consciente é vista e falada.

Ciência Hoje inclui nesta notícia um vídeo de António Damásio datado de 12 de Agosto último inserido em «Big Think», um fórum global que põe em contacto ideias e pessoas. Neste vídeo «Consciência' é como nós sabemos que existimos», o investigador que foi Prémio Pessoa em 1992, salienta: «A mente permite-nos perceber como é o Mundo, mas é a consciência que nos dá a vantagem subjectiva de dizer «Eu estou aqui, existo, tenho uma vida e há coisas à minha volta que se referem a mim».
Fonte Ciência Hoje (aqui)

Nov 3, 2010

...Anorexia doença (não opção!!! )



Uma das 23 ideias erradas associadas às doenças do comportamento alimentar é de que não é uma doença ( + aqui). Na Classificação Internacional de Doenças (CID) rev. 10 e na Classificação e descrição das doenças mentais da Associação Norte Americana de Psiquitria (APA) ( em inglês :Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM) encontram-se caracterizações da Anorexia Nervosa.
Actualmente discutem-se os critérios de diagnóstico da Anorexia e da Bulimia no âmbito da nova versão do manual DSM V ( + aqui, aqui e aqui por exemplo) .
Imagem acima: alguns dos efeitos da anorexia no caso feminino (c) comotudofunciona/womenhealth.gov [clique para ampliar].  NOTA: existem também efeitos específicos em relação ao sexo masculino.
 A fotografia  do rosto está disponível em vários locais na Web mas desconheço a autoria,  Exemplifica  como o mecanismo de autofocagem do cérebro pode falhar.